ESTUDO DE CASO CLÍNICO: CÂNCER DE MAMA E O PROCESSO DE REABILITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA - TO

Iasmyn Silva SANTOS, Juliane Barros ALENCAR, Shelly Moura COELHO, Karena Cristina da Silva LEAL, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


O estudo de caso tem como tema o câncer de mama, refere-se a paciente M. J. P. M, sexo feminino, 64 anos de idade. Há cerca de 10 anos a paciente informou que percebeu um nódulo na mama direita, em abril de 2016, a mesma realizou a mastectomia radial da mama direita no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Atualmente, em acompanhamento pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) na atenção básica, equipe de oncologia do Hospital Regional de Araguaína e equipe multidisciplinar do Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína, aguardando para a troca da prótese mamária. Este estudo de caso tem o objetivo de discutir o câncer de mama, seus sinais e sintomas, principais fatores de risco, diagnóstico, tratamento, quimioterapia, detecção precoce, prevenção, mudanças e reabilitação. Ressaltando a importância de alertar a população, em especial o público feminino a respeito desse tipo de tumor maligno e sobre saúde da mulher. Foram analisados artigos científicos através do Google acadêmico, Scielo, manuais do Ministério da Saúde, site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), e demais sites listados nas referências. Resultado e Discussão: Mediante o exposto, o artigo leva informações de suma relevância para a compreensão do câncer de mama. Foram elencados diagnósticos e intervenções de enfermagem recorrentes a pacientes que possuem este tipo de neoplasia maligna. Ressaltando o papel da enfermagem no acompanhamento desses pacientes, visto que a enfermagem está presente durante todo este processo.

Palavras- chave: Câncer de Mama. Saúde da Mulher. Reabilitação. Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BARZAMAN, et al. Breast cancer: Biology, biomarkers, and treatments. Int Immunopharmacol. 2020 Jul;84:106535. doi: 10.1016/j.intimp.2020.106535. Epub 2020 Apr 29. PMID: 32361569 (SAÚDE, 2021).

BRASIL. Falando sobre Câncer de mama. 2002. Disponível em:

http://www.saude.pb.gov.br/web_data/saude/cancer/aula11.pdf>. Acesso em: 10 de

agosto de 2021.

BRASIL. Câncer de mama: sintomas, tratamentos, causas e prevenção. 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 de agosto de 2021.

BRASIL. Tipos de câncer: Câncer de mama. 2021. Disponível em:

Acesso em: 3 de setembro de 2021.

INCA. ABC DO CÂNCER. Abordagens Básicas para o Controle do Câncer. 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/livro-abc-4- edicao.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2021.

INUMARU; SILVEIRA; NAVES. Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática. 2011. Disponível

em:. Acesso em: 18 de agosto de 2021.

LANDO. Pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa. 2020. Disponível em: https://www.academicapesquisa.com.br/post/pesquisa-exploratoria-descritivaexplicativa>. Acesso em 08 de setembro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281