FATORES QUE CAUSAM SENSIBILIDADE EM RESTAURAÇÕES DE RESINA COMPOSTA

Gustavo Galdino Góis de OLIVEIRA, Salmi Luís NICARETTA, Patrícia Resende dos Reis de OLIVEIRA

Resumo


Tem se tornado comum encontrar pacientes que se queixem de dor após procedimentos de restauração realizados com resina composta. Seu uso tem crescido dentre tantos fatores, devido a praticidade na realização dos procedimentos. Estas dores após os procedimentos de restauração com a resina composta têm sido investigadas por vários autores que tentam encontrar um fator comum responsável por este quadro. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório qualitativo, realizada com base em artigos publicados na língua portuguesa, bem como trabalhos indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMed. Fez-se utilização ainda das bases da Capes/Cnpq e Google Acadêmico para pesquisa dos trabalhos científicos. Dentre os trabalhos que foram pesquisados estão: artigos científicos, livros, normas, diretrizes, dissertações, teses e qualquer publicação de relevância que trate do assunto em questão. Foi observada a importância e a relevância do trabalho e de suas informações para a comunidade científica, bem como a objetividade e coerência dos argumentos dos autores em relação a restaurações feitas com resina composta e suas implicações. Observou-se que os profissionais pecam quando o assunto é realizar uma boa e satisfatória execução do procedimento. Ainda destacou-se a má qualidade dos materiais utilizados, materiais fora de condições de uso como brocas desgastadas, uso inadequado do sistema adesivo que pode causar a má infiltração, ocasionando a sensibilidade após os procedimentos de restauração.

Palavras-chaves: Restauração. Resina-composta. Sensibilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. R.; JÚNIOR, A. A. J. Como controlar a sensibilidade pós-operatória em restaurações de resina composta. Rev. Gutierre Odontolife, ed. 56, 3p. Disponível em: . Acesso em 01 de

set. de 2021.

BACCHI, A. et al. Reparos em restaurações de resina composta - revisão de literatura. RFO UPF vol.15 no.3 Passo Fundo Set./Dez. 2010. Disponível em:

&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 01 de set. de 2021.

BARATIERI, L. N. et al. Restaurações de Resinas Compostas em Dentes Posteriores. In:

________. Odontologia restauradora: Fundamentos e Possibilidades. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2015, Cap.7, p.229. CAMARGO, W. A. Hipersensibilidade dentinária: diagnóstico e tratamento. Tese

(Doutorado em Medicina Dentária), 28 f., Universidade do Porto: Faculdade de Medicina Dentária, 2011. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/63731/2/Winston101109.pdf. Acesso em: 01 de set. de 2021.

CARDOSO DIAS, D. H. Longevidade de restaurações diretas e indiretas parciais em dentes posteriores – Revisão de literatura. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária), 29 f., 2018 – Universidade Fernando Pessoa – Faculdade Ciências da Saúde.

Disponível em . Acesso em: 01 de set. de 2021.

CATELAN, A. et al. Longevidade clínica de restaurações classe ii em resina composta: influência de materiais e técnicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v.31, n.1, p. 60- 65, Janeiro/Junho, 2010. Disponível em:

https://www.apcdaracatuba.com.br/revista/Volume_31_01_Jan_2010/10.pdf>. Acesso em 01 de set. de 2021.

CHAIN, M. C.; ALEXANDRE, P. Sistemas Adesivos e Resinas Compostas. In: Materiais

Dentários. CHAIN, M. C. São Paulo: Artes Médicas Ltda. cap.7, p.111-112, 2013.

CORDEIRO, A. V.; PAULA, D. de O. SENSIBILIDADE DENTINÁRIA: Causas e Abordagens Terapêuticas – Revisão de Literatura. Monografia (Bacharelado em Odontologia), 25 f., 2019 – Universidade de Taubaté, Taubaté – SP, 2019. Disponível em:. Acesso em: 01 de set. de 2021.

D’ALTOÉ, L. F.; BACKES, C. N. Luiz Fernando D'Altoé. Restauração de resina composta em dente posterior. Youtube, 12 de abr. de 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 de set. de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281