ESTUDO SOBRE CONTAMINAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS UTILIZADAS NA CLÍNICA DA GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Amanda Lara Rodrigues MIRANDA, Luana Andrade AIRES, Lídia Regina da Costa HIDALGO, Amanda Rocha MORTOZA

Resumo


Introdução: As resinas compostas estão entre os materiais mais utilizados nos consultórios odontológicos, podendo apresentar alto risco de contaminação cruzada quando as devidas medidas de biossegurança não são tomadas. Objetivo: Avaliar o grau de contaminação de resinas compostas convencionais e as cápsulas Filtek One® Bulk Fill utilizadas na clínica da gradução da Faculdade de Ciências do Tocantins – Facit (Araguaína – TO). Metódos: Foram coletadas 40 amostras de fragmentos retirados dos tubos de resina composta, sendo 20 de resinas convencionais e 20 de resinas Bulk Fill. Para o controle foram utilizados 3 tubos contendo somente meio de cultura. Posteriormente foram processadas em laboratório de microbiologia, onde a manipulação ocorreu em uma cabine de segurança biológica de fluxo laminar horizontal e na sequência incubadas em estufa bacteriológica. Resultados: Os resultados revelaram que apenas 5% das amostras de Bulk Fill apresentaram contaminação, enquanto que as resinas convencionais apresentaram contaminação em 40% das amostras. No controle não houve nenhuma contaminação. Conclusão: A pesquisa destaca que diante de um cenário pandêmico o uso de medidas de segurança que permitam tornar o atendimento odontológico seguro durante a manipulação de resinas compostas é extremamente importante, visto que, há uma alternativa para o uso de resinas em cápsulas que são descartáveis. Estas demonstram menor contaminação. Prevenir a ocorrência de infecção cruzada no consultório odontológico se faz necessário durante o atendimento de pacientes, bem como entre o profissional e sua equipe.

Palavras-chave: Biossegurança. Contaminação biológica. Resinas dentárias.


Texto completo:

PDF

Referências


Zenkner CL. Infecção cruzada em odontologia: riscos e diretrizes Cross- infection in dentistry: Risk and guidelines. Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line). 2006;2(3):7-11.

Burgardt CI, Leão MTC. Controle de Infecção em Odontologia. Curitiba:

Champagnat,1997.

Kohn WG, Harte JA, Malvitz DM, Collins AS, Cleveland JL, Eklund KJ. Guidelines for infection control in dental health care settings – 2003. J Am Dent Assoc.2004;135(1):33- 47.

Brasil: Ministério da Saúde. Guia de orientações para atenção odontológica no contexto da covid. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde;2020.

Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren B. Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int J Oral Sci. 2020;12(1):9.

Jorge AOC. Princípios de biossegurança em odontologia. Revista Biociências. 2002; 8(1):7-17.7.

Farinassi JA. Biossegurança no ambiente odontológico. SOTAU Rev. Virtual Odontol. 2007; 1(3):24-30.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lei nº 6437, de 20 de agosto de1977


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281