A LEI 13.146/15 E AS IMPLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

LARISSA LIRA COELHO, Luiz Henrique Milaré de CARVALHO

Resumo


A Legislação Brasileira, no Código Civil do Cidadão, mediante a Lei 13.146/15, versa a garantia da inclusão das pessoas portadoras de deficiências. Neste sentido, no decorrer dos anos, por meio das Políticas Públicas, entendida como mecanismo que veio contribuir com a execução e cumprimento dos direitos estabelecidos perante as pessoas portadoras de deficiências, e mesmo, garantir os Direitos Humanos do Cidadão, permitiu grandes avanços no cotidiano dessas pessoas. No entanto, é possível identificar que o desenvolvimento das ações, por vezes não são realizado adequadamente para que a inclusão aconteça em sua totalidade, deixando vulneráveis os portadores de deficiência, em especial, o deficiente visual. Porém, não se pode afirmar que não acontece a inclusão, mas o questionamento é: como ocorre a inclusão dos deficientes visuais, em especial, em seu processo educacional? Seus direitos são efetivamente atendidos enquanto cidadão? É possível melhorá-la? Na tentativa de responder as questões, foi realizada pesquisa de caráter bibliográfico para melhor compreensão da Lei 13.146/15, bem como leitura de revistas, artigos e obras que tratam da referida temática. Este artigo será uma fonte de pesquisa para sujeitos que buscam melhor compreensão do que é a inclusão e dos direitos legais dos cidadãos portadores de deficiências.

Palavras-chave: Lei 13.146/15. Inclusão. Pessoas com Deficiências. Educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______ Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

______ Lei de Diretrizes e Bases. Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BILL, Leomir Barbosa. Educação das pessoas com deficiência visual: uma forma de enxergar. 1 ed. Curitiba: Apriss,2017.

______ Lei Brasileira de atendimento educacional especializado. Nº 6.571, 2008.

______Lei Brasileira de Direito das pessoas com deficiência. Nº 6.949, 2008.

______ Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação; Lei do FUNDEB, Nº 11.494 de 20 de junho de 2008.

Ministério da Educação. Atendimento especializado: Deficiência Visual.

SEEP/SEED, Brasília – DF, 2007.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

MARSHALL, Thomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281