ESTUDO DE CASO CLÍNICO: REABILITAÇÃO DE PACIENTES ILEOSTOMIZADOS NO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS

Amanda Brandão de SOUSA, Dâmaris Ribeiro de SOUSA, Débora Reis da Cruz SILVA, Karena Cristina da Silva LEAL, Karina Maria Mesquita da SILVA

Resumo


Ileostomias são considerados estomas intestinais, aberturas na parede abdominal que exteriorizam a porção do intestino, neste caso o íleo, a fim de tornar a eliminação de resíduos possível numa situação em que houve comprometimento no trajeto natural. Há diversas modificações enfrentadas por portadores de estomas intestinais, desde a confecção até mesmo ao processo de adaptação pós-confecção. Objetivo: Estimular a compreensão das ileostomias, seus conceitos, processos, diagnósticos de enfermagem, bem como a necessidade de escrita científica de enfermagem acerca do tema. Metodologia: Estudo de caso realizado no Norte do Tocantins, no Centro de Reabilitação do município de Araguaína, via coleta de dados por meio de prontuário de três pacientes, no período de acompanhamento de 11 anos, de 2010 a 2021 e levantamento bibliográfico de artigos científicos, dissertações e monografias na plataforma Scielo e Google Acadêmico, para composição e interpretação das informações coletadas. Resultados: Buscou-se realizar uma abordagem a inerência da temática ileostomia, de forma a potencializar a compreensão do tema e destacar sua relevância para a produção científica de enfermagem. Conclusão: Através da interpretação dos dados coletados e da pesquisa bibliográfica foi possível observar um perfil de ostomizados no município de estudo, bem como compreender as necessidades apontadas por estes pacientes, que serviram de subsídio para elaboração de cuidados de enfermagem.

Palavras-chave: Ileostomia. Autocuidado. Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE LT, Chianca TCM. Validação de intervenções de enfermagem para pacientes com lesão medular e mobilidade física prejudicada. Rev. Bras. Enferm. 2013 set-out; 66(5): 688-93. Belo Horizonte- MG, Brasil. Disponível em . Acesso em: 19 jun. 2021.

FAVRETO, FJL, et al. O papel do enfermeiro na prevenção, avaliação e tratamento das lesões por pressão. RGS 2017;17(2):37-47. Disponível em:http://www.herrero.com.br/files/revista/filea2aa9e889071e2802a49296ce895310b.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.

GOLFETO, S.; CAMARGO, J. M. T. de; SILVA, L. P. da. Dificuldade de adaptação e

autocuidado de pacientes portadores de estoma intestinal após alta hospitalar. Revista

Digital. Buenos Aires, 2015, Nº 210. Disponível em:

https://www.efdeportes.com/efd210/autocuidado-de-pacientes-portadores-de-estomaintestinal.htm. Acesso em: 13 jul. 2021.

HERDMAN, T.H.; KAMITSURU, S. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação, 2018-2020/ [NANDA Internacional]. 10 ed. Porto Alegre:

Artmed, 2018.

LIMA, S. G. S. Complicações em Estomas Intestinais e Urinários: Revisão Integrativa.

Botucatu. Dissertação (Mestrado) (Graduação em Ciências da Saúde). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2017.

LUCENA AF, Gutiérrez MGR, Echer IC, Barros ALBL. Intervenções de enfermagem

utilizadas na prática clínica de uma unidade de terapia intensiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem set-out 2010;18(5): [09 telas]. Disponível em:

.

Acesso em: 20 jun. 2021.

MOTA, M. S. et al. As vivências de pessoas submetidas à reversão de estomias intestinal:

subsídios à Enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Vol.13(5), Rio Grande do Sul – RS, 2021. Disponível em:

https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/6811/4584. Acesso em: 13 jul.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281