ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SETOR COSTA ESMERALDA ARAGUAÍNA (TO)

Richardson Gabriel da Silva LOURENÇO, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE, Tatiane Marinho Vieira TAVARES, Tatiana Ramirez CUNHA, Adolfo da SILVA-MELO

Resumo


Introdução: O índice CPO-D é utilizado há algumas décadas em levantamentos epidemiológicos de saúde bucal para avaliar a quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados. Objetivo: Avaliar o índice CPO-D dos estudantes com idade de 6 a 12 anos de uma escola municipal, na cidade de Araguaína, no estado do Tocantins, para verificar se as medidas preventivas e/ou as políticas públicas voltadas à saúde bucal atendem àquela população. Materiais e Métodos: Para o presente estudo, foram utilizados 616 prontuários de estudantes da Escola Municipal Luiz Gonzaga, distribuídos no 1° ao 5°anos. As informações contidas nos prontuários foram adquiridas nos anos de 2016 a 2018. Os dados obtidos foram analisados nos programas estatísticos Jamovi (jamovi project, 2020) e “R” (R Core Team, 2019), a partir de métodos de estatística variada: Shapiro-Wilk, teste t, teste One-Way ANOVA e a análise de Cluster. Resultados: Os resultados apresentados informam que, se tomadas as comparações entre meninas e meninos, o índice de CPO-D é maior para os meninos no primeiro, terceiro, quarto e quinto anos. Na análise individual das turmas, tomando por base a faixa etária envolvida, os estudantes do primeiro ano apresentaram CPO-D muito baixo, segundo e terceiro anos, CPO-D baixo, e quarto e quinto anos, CPO-D moderado. Ao avaliar a idade como indicador do índice, tem-se que com o aumento da idade, há também, a ascensão do índice CPO-D. Conclusão: A distribuição da cárie ocorre de forma desigual na população avaliada, sendo mais incidente nos meninos. Por outro lado, observa-se que a partir dos 10 anos de idade a ascensão do índice CPO-D é mais crítica, sendo o índice classificado na condição moderado. No recorte espacial, não se pode fazer uma correlação entre condição socioeconômica e índice de CPO-D, mas os resultados apontam que as metas governamentais estipuladas, apesar de surtirem efeito, ainda estão longe de atingir o objetivo desejado.

Texto completo:

PDF

Referências


Laranjo E, Baptista S, Norton AA, Macedo AP, de Andrade C, Areias C. A cárie precoce da infância: uma atualização. Rev Port Med Geral Fam. 2017; 33:426-9.

Brizon VC, Melo RR, Zarzar PM, Gomes VE, Oliveira ACB. Indicadores

socioeconômicos associados à cárie dentária: uma revisão crítica. Montes Claros. 2014;16(1):79-91.

Petersen PE. World Health Organization global policy for improvement of oral health – World Health Assembly 2007. Int Dent J. 2008;58(3):115-21.

Pinto VG. Saúde Bucal: odontologia social e preventiva. 3rd ed. São Paulo: Santos; 1994.

Baldani MH, Vasconcelos AGG, Antunes JLF. Associação do índice CPO-D com indicadores socioeconômicos e de provisão de serviços odontológicos no Estado do Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública. 2004; 20(1): 143-52.

Borges-Osório MR, Robinson WM. Genética Humana. 3th ed. Porto Alegre: Editora Artmed; 2013.

Lima JEO. Cárie dentária: um novo conceito. R Dental Press Ortodon Ortop. 2007;12(6):119-130.

Freire MCM, Reis SCGB, Figueiredo M, Peres KG, Moreira RS, Antunes JLF, Determinantes individuais e contextuais da cárie em crianças brasileiras de 12 anos em 2010. Rev Saúde Pública 2013;47( 3):40-9.

Narvai PC, Frazão P, Roncalli AG, Antunes JLF. Cárie dentária no Brasil: declínio, polarização, iniqüidade e exclusão social. Rev Panam Salud Publica. 2006;19(6):385-93.

Sheiham A, Alexander D, Cohen L, Marinho V, Moysés S, Petersen PE, et al. Global oral health inequalities: task group--implementation and delivery of oral health strategies. Adv Dent Res. 2011;23(2):259-67.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281