POESIA KARAJÁ E XERENTE: ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS

Raimunda Silva NUNES, Eliane Cristina TESTA

Resumo


Este artigo surge a partir da disciplina “Tópicos em Literatura de Língua Portuguesa e Ensino: poesia (60h/a)”, ministrada pela professora Doutora Eliane Cristina Testa, no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL/UFT – TO, em que se articula uma mobilização entre a teoria e a prática ao lidar com o texto poético. Este trabalho discute, mesmo que brevemente, aspectos socioculturais do povo Xerente e Karajá, e propõe, ainda, uma análise de poemas produzidos por dois alunos indígenas participantes na referida disciplina e vinculados ao referido Programa de Pós-graduação stricto-sensu em questão. Metodologicamente, é um estudo qualitativo de viés bibliográfico e etnográfico. Como fundamentação teórica, adotamos os seguintes autores: Albuquerque e Karajá (2016), Xerente e Albuquerque (2020) Graúna (2012, 2013), Cesarino (2018), Geraldim (2002), Conh (2001), entre outros. Apontamos como resultado, mas sem pretensões de esgotar as possíveis leituras críticas, o fato de que os poemas em análise implicam diferentes contextos socioculturais de pertencimentos, de reconhecimento de identidades e de subjetividades diversas. Assim, os poemas Xerente e Karajá expressam o mundo indígena, englobando desde a questão da territorialidade até às expressões mais profundas dos sentimentos, tal qual o amor em suas variadas facetas.

Palavras-chave: Literatura Indígena. Poesia Indígena. Povo Xerente. Povo Karajá.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; KARAJÁ, Adriano Dias Gomes. Aspectos Históricos e Culturais do Povo Karajá-Xambioá. Campinas-SP: Pontes Editores, 2016.

BAGNO, Marcos. Dicionário Crítico de Sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BANIWA LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e diversidade. LACED – Museu Nacional, 2006.

BARBOSA, Cleide Araújo. História e Cultura dos Povos Indígenas. Disponível em:

https://seduc.to.gov.br/programas-e-projetos/programa-vamos-ler/povos-indigenas-dotocantins/ Acesso em 22 de dezembro de 2020.

BERLO, David Kenneth. O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2000. Coleção Primeiros Passos.

BRITO, Tarcilla Couto de; FILHO, Sinval Martins de; CÂNDIDO, Gláucia Vieira. O avesso do direito à literatura: por uma definição de literatura indígena. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/elbc/n53/2316-4018-elbc-53-177.pdf. Acesso e, 22 de dezembro de 2020.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281