PERCEPÇÃO DE COMUNIDADES URBANAS E RURAIS SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO

Kamilla Pereira da SILVA, Ducilene do Carmo da SILVA, Marcelo Gustavo PAULINO, Wagner dos Santos MARIANO

Resumo


A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose conhecida vulgarmente por “Calazar” sendo consequentemente transmitida pelo protozoário do gênero Leishmania através da picada de espécies de flebotomíneos, especificamente das fêmeas do gênero Lutzomya. O conhecimento superficial da população sobre LV resulta em atitudes preventivas inespecíficas que dificultam as medidas de controle. Portanto, é necessário que a população compreenda sobre a epidemiologia das doenças endêmicas para que possam contribuir com o controle da doença. Diante disto, o objetivo do presente estudo foi verificar a percepção e a profilaxia sobre a LV em comunidades rurais e urbanas de Araguaína-TO, bem como, averiguar quais condições são apropriadas ao desenvolvimento da doença e quais medidas profiláticas são tomadas pelos habitantes dessas áreas especificamente contra a LV. Tratase de uma pesquisa qualiquantitativa, no qual os dados foram coletados através de entrevistas por meio de questionários semiestruturados com 15 questões elaboradas previamente. Nesta perspectiva, foi possível identificar que os moradores entrevistados possuem conhecimento considerável sobre a LV e sobre os sinais clínicos evidenciados, principalmente os que acometem os cães. Entretanto, as informações vinculadas à transmissão da doença, revelam dúvidas quanto ao papel do cão e do vetor dentro da transmissão epidemiológica, principalmente na zona rural da cidade, com 43% afirmando que a mordida do cachorro é a forma de transmissão da doença. Em relação às condições favoráveis ao desenvolvimento do vetor, 60% dos entrevistados associaram a presença de água, o que torna evidente a influência do ciclo de vida de vetores de outras doenças, em particular a Dengue. A falta de serviço regular de recolhimento de lixo ainda é uma realidade na zona rural entrevistada, um fator que coloca em risco a saúde da população local devido o descarte incorreto. É ressaltado pelo trabalho, a importância em investir na educação em saúde e na efetividade da vigilância, com intuito de diminuir a taxa de incidência da doença nesses locais.

Palavras chave: População. Região Norte. Epidemiologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ARTACHO, N. S. A Leishmaniose no Brasil e o conflito ideológico: eutanásia ou tratamento? Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU. São Paulo, 2009.

BORGES, B. K. A.; SILVA, J. A.; HADDAD, J. P. A.; MOREIRA, E. C.;

MAGALHAES, D. F.; RIBEIRO, L. M. L.; FIUZA, V. O. P. Avaliação do nível de conhecimento de atitudes preventivas da população sobre a leishmaniose visceral em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 4, p. 777-784, 2008.

BORGES, B.K.A; SILVA, J.A.; HADDAD, J.P.A.; MOREIRA, E.C.; MAGALHÃES, D.F.; RIBEIRO, L.M.L.; FIÚZA, V.O.P. Presença de animais associada ao risco de transmissão da leishmaniose visceral em humanos em Belo Horizonte, Minas Gerais. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v.61, n.5, p.

-1043, 2009.

CAMARGO, T. C.; BONDAN, E. F. Conhecimento sobre leishmaniose visceral canina na população do município de cotia (sp), Brasil, e participação dos clínicos veterinários locais na propagação de medidas preventivas. Rev. bras. Ci. Vet., Vol. 22, núm. 1, p. 28-33,

CARMO, R.F.; LUZ, Z.M.P.; BEVILACQUA, P.D. Percepções da população e de profissionais de saúde sobre a Leishmaniose Visceral. Ciênc Saúde Coletiva, 21:621-8, 2016.

COSTA, D. N. C. C.; BERMUDI, P. M. M.; RODAS, L. A. C.; NUNES, C. M.; HIRAMOTO, R. M.; TOLEZANO, J. E.; CIPRIANO, R. S.; CARDOSO, G. C. D.; CODEÇO, C. T.; CHIARAVALLOTI-NETO, F. Leishmaniose visceral em humanos e relação com medidas de controle vetorial e canino. Revista Saúde Pública. 2018.

COSTA, K. F. L. Percepção e diagnóstico da leishmaniose visceral canina em áreas ribeirinhas na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. PróReitoria de Pós-Graduação. Mossoró, 2014.

GUIMARÃES, E. L. A. M. Conhecimento sobre leishmaniose visceral e prática das medidas de prevenção e controle por proprietários de cães em Belo Horizonte, 2010/2011. Universidade Federal De Minas Gerais Escola De Veterinária Colegiado do Programa de Pós-Graduação. Belo Horizonte, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281