SELEÇÃO DE DENTES ARTIFICIAIS EM PRÓTESES ODONTOLÓGICAS

Solleany Tavares de CARVALHO, Vanessa Soares da SILVA, Ricardo Kiyoshi YAMASHITA

Resumo


Pessoas com necessidade de uso de prótese dentária ainda é uma realidade frequente na atividade profissional dos cirurgiões-dentistas. Nessa reabilitação um passo importante é a escolha adequada dos dentes artificiais. Com base nisso, esse trabalho tem como objetivo descrever os métodos e técnicas de seleção de dentes artificiais. Para isso, realizou-se uma busca e foram selecionados artigos encontrados a partir da pesquisa pela base de dados do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMed. A seleção e montagem dos dentes artificiais devem ser encaradas em conjunto e sob aspectos mecânico, estético e em última análise, psicológicos, pois um descontentamento com qualquer desses aspectos pode levar o paciente a não utilizar suas próteses. Essa seleção
tem sido base em teoria que relacionam o formato do rosto, e a aparência dentária é influenciada pela idade, gênero e personalidade do paciente. Se nenhuma outra informação sobre ela está disponível, esses sistemas podem ser usados para selecionar os dentes. A obrigação profissional do dentista é dar ao paciente informação adequada, orientação e oportunidade de escolher seus dentes. Existem diversos métodos e técnicas de seleção de
dentes artificiais, cabendo ao profissional conhecê-las de maneira que a escolha seja a que mais beneficie o paciente, tendo como ponto básico a idade do paciente e a cor da face e dos cabelos. Assim como os dentes artificiais podem ser de resina acrílica ou porcelana, em que ambos apresentam vantagens e desvantagens a serem consideradas pelo cirurgião
dentista, levando em consideração a individualidade de cada paciente.


Texto completo:

PDF

Referências


BERNAL, ELEN CAROLINE DIAS et al. Estética em prótese total. Revista Uningá, v. 5, n. 1, 2005.

BOLENDER, Jacob et al. Protético Paciente Edêntulos: Próteses Totais, convencionais e implantossuportadas, cap. 17, p. 298, v.1, 2013.

CARVALHO, Lorena Souza; PEREIRA, Daniella Porto da Cunha. Fatores Determinantes para o Desenvolvimento Estético em uma Prótese Total. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.12, N. 40. 2018.

CASTRO JUNIOR, Osmar Vieira de; FRIGERIO, Maria Luíza Arantes. Seleção da largura dos dentes artificiais anteriores através de medidas antopométricas da face e da extensão do arco dentário. RPG rev. pos-grad, p. 60-65, 2005.

CECCHIN, Fabielle; BOMBARDA, Nara Hellen Campanha. Análise da Concordância entre Escalas de Cores de Dentes Artificiais de Resina Acrílica. Anais do XIX EAIC – UNICENTRO, Paraná, 2010.

CUNHA, Leonardo et al. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal, cap. 9, p. 130, 2014.

DA SILVA, Carina de Souza; Almeida, Barbara Brito de; Rodrigues, Carlos Roberto Teixeita. Apresentação de um método alternativo para seleção de dentes de prótese total. braz. j. surg. clin. res. v.9,n1,pp.36-40. 2014.

DESPLATS, Matriz ou Tonalidade dos Dentes. A Prótese Parcial Removível na Pratica Diária, cap. 14, p.343-345, 1986.

DE CARVALHO, Laura Freire et al. O impacto do edentulismo na qualidade de vida de pacientes edêntulos. Revista da AcBO-ISSN 2316-7262, v. 8, n. 1, 2018.

FREITAS, Mônica Baggio; PACHECO, Geise Karoline; ZAZE, Cesar Aurélio. Seleção de dentes artificiais em próteses odontológicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v 33, n.2, p. 70-74, Julho/Dezembro, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281