PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CÂNCER DE MAMA FEMININA NA REGIÃO NORTE NO ANO DE 2020

Isabela Costa CERQUEIRA, Naylla Gomes da SILVA, Evelyn Lorena Cerqueira de OLIVEIRA

Resumo


O câncer de mama representa a principal causa de morte por neoplasia em mulheres brasileiras, e em nível mundial cede o lugar apenas para câncer de pulmão, representando um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Exceto os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras, sendo a estimativa de risco da região norte de 21,34 a cada 100 mil habitantes. Ainda possui etiologia desconhecida, no entanto apresenta alguns fatores de risco importantes, como: menarca precoce antes dos 12 anos, menopausa tardia acima de 50 anos, primeira gestação após 35 anos, nuliparidade, idade, fatores genéticos, além de fatores relacionados ao estilo de vida como consumo de tabaco e histórico de consumo de bebidas alcoólicas. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico das neoplasias de mama em pacientes do sexo feminino na Região Norte no ano de 2020. Metodologia: Trata-se de um levantamento epidemiológico em base de dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) de caráter exploratório e transversal. Resultados: A cerca de novos casos a Região Norte em 2020 teve 1970 a cada 100 mil habitantes, sendo dividida entre as capitais com 990 casos em média. Conclusão: Os dados epidemiológicos apontam a neoplasia de mama feminina como primeira no ranking de incidência na Região Norte com 21,0%, por isso, os resultados encontrados podem contribuir para o planejamento de ações voltadas à saúde da mulher, com a ampliação do acesso aos programas de prevenção do câncer de mama.

Texto completo:

PDF

Referências


Agência Internacional da Organização Mundial de Saúde para Pesquisa sobre Câncer. O Observatório Global do Câncer. Estatísticas de 2018.

Siegel RL, Miller KD, Jemal A. Estatísticas do Câncer, 2020. CA Cancer J Clin 2020; 70: 7.3. Organização Mundial da Saúde (OMS). Câncer de mama: prevenção e controle.

Jemal A, Bray F, Center MM, Ferlay J, Ward E, Forman D. Global Cancer Statistics. CA Cancer J Clin. 2011;61(2):69-90.

Instituto Nacional do Câncer (INCA). Tipos de câncer: mama [Internet]. 2012 [cited 2012 Jun 05]. Available from: http://www2.

inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/ cancer_mama.

Paiva CE, Ribeiro BS, Godinho AA, Meirelles RSP, Silva EVG, Marques GA, et al. Fatores de risco para o câncer de mama em Juiz de Fora (MG): um estudo caso controle. Rev Bras Cancerol. 2002; 48(2):231-37.

Oliveira AR. Correlação dos principais fatores prognósticos no câncer de mama entre mulheres jovens e idosas atendidas no serviço de mastologia da maternidade Carmela Dutra de Florianópolis/ SC [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Cantarina; 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Estimativas 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2011. p. 42-54.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281