OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA LESÕES DE FURCA DE ACORDO COM A SUA CLASSIFICAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Icaro Dias RODRIGUES, Michael Eduardo Santini CERQUEIRA, Ana Lúcia RIBEIRO

Resumo


O tratamento periodontal consiste na execução de procedimentos que visam à erradicação dos fatores etiológicos da doença periodontal, promovendo a manutenção dos dentes que por ventura foram afetados.  A região de furca apresenta características naturais anatômicas que complicam a realização do tratamento periodontal, logo, é de suma importância que o cirurgião-dentista conheça sua anatomia para melhor escolha do plano de tratamento e definição do diagnóstico e prognóstico. Apesar de novos estudos e teses, o tratamento da lesão de furca ainda é considerado um desafio da periodontia. Assim, o objetivo deste trabalho foi apontar os possíveis tratamentos atualmente propostos, as classificações mais aceitas quanto à severidade das lesões de furca e suas complicações.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Flávia do Bem Castilho et al. Ressecção radicular na terapia das lesões de furca: revisão de literatura e relato de casos clínicos. Periodontia, p. 63-71, 2012.

ANDRADE, Ana et al. Redução bacteriana em lesões de furca grau II após raspagem associada ou não à aplicação do laser de Nd: YAG. RPG-Revista de Pós-Graduacao, 2004.

ANELE, Juliana Aguiar et al. Prevalência de foraminas e canais acessórios em região de furca e assoalho pulpar e sua influência na etiologia da lesão endo-periodontal. Odonto, v. 18, n. 35, p. 106-116, 2010.

CABA-PAULINO, Carmen Emilia et al. Prognóstico do tratamento de lesões de furca. Em setembro, os melhores da Implantodontia se encontram aqui., p. 253, 2013.

CAMPOS JÚNIOR, Aguinaldo et al. Técnicas combinadas para tratamento regenerativo das lesões periodontais: associação entre enxerto ósseo neoformado, ataque ácido e cicatrização dirigida para lesões infra-ósseas e para lesão de furca Classe II. RGO (Porto

Alegre), p. 287-4, 1990.

CARNIEL, Vagner et al. LESÃO DE FURCA: TRATAMENTO CONSERVADOR. Ação Odonto, n. 2, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281