ANÁLISE DO GRAU DE CONHECIMENTOS DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS E ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DA MACRORREGIÃO DE ARAGUAÍNATO SOBRE A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA, AS CONDIÇÕES SISTÊMICAS DAS GESTANTES E LACTANTES

Wellix Pereira DIAS, Fernanda de Sousa BARROS, Myrella Lessio CASTRO

Resumo


Introdução: O Cirurgião-Dentista usa a terapêutica medicamentosa como um coadjuvante do seu tratamento clínico e para isso, o profissional ou o acadêmico necessitam conhecer profundamente as classes terapêuticas, suas indicações, reações adversas e suas interações medicamentosas. Objetivo: Foi avaliar o grau de conhecimento dos acadêmicos e CDs atuantes na macrorregião de Araguaína – TO sobre o atendimento as gestantes. Material e Método: Foi enviado aos Cirurgiões Dentistas e acadêmicos das Faculdades de Odontologia do Estado do TO um questionário online pela plataforma Google Forms via E-mail e pelo aplicativo WhatsApp, contendo 25 questões sobre a terapêutica medicamentosa na Odontologia. Resultado: Com 104 respostas válidas, (81 acadêmicos e 23 Cirurgiões Dentistas), cerca de 56,7% afirmaram ter nível de conhecimento satisfatório. Ademais, 68% dos participantes responderam o 2° trimestre gestacional sendo o mais indicado para atendimento. Por outro lado 17%, utilizam lidocaína 2% 1:100.000 e 83% outros anestésicos disponíveis no mercado brasileiro. Discussão: Este é o primeiro estudo especifico da região de Araguaína – TO e que abrange o norte do país. O atendimento e a prescrição medicamentosa para uma paciente em condições de gravidez e lactação ainda são considerados um tabu. O CD deve estar apto para o atendimento odontológico durante a gravidez. Conclusão: Este estudo contribuiu para a cidade de Araguaína-TO e a macrorregião do norte do país. Mostrou um impasse quanto aos anestésicos locais, isso pode ter ocorrido durante a formação acadêmica ou a falta de atualizações sobre o tema.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil, Presidência da República. Casa Civil. Artigo 6º da lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1996. Brasília: Casa Civil; 1966. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm [capturado em Setembro de 2018].

Andrade ED, Ramacciato JC, Motta RHL. In- Interações farmacológicas adversas. In: Andrade ED, organizador. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3º Ed. São

Paulo: Artes Médicas; 2014. p. 78-91.

Amitage GC. Bi-directional relationship between pregnancy and periodontal disease. Periodontol 2000. 2013 61(1):160-76.

Caneppele TMFC, Yamamoto EC, Souza AC, Valera MC, Araújo MAM.

Conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre o atendimento de pacientes especiais: hipertensos, diabéticos e gestantes Journal of Biodentistry and Biomaterials. 2011; 1: 31-41.

Navarro PSL, Dezan CC, Melo FJ, Alves-Souza RA, Sturion L, Fernandes CBP. Prescrição de medicamentos e anestesia local para gestantes: conduta de cirurgiõesdentistas de Londrina, PR, Brasil. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre. 2008; 49(2): 22-27.

Rodrigues KP, Pinheiro HHC, Araújo MVA. Percepção de acadêmicos de Odontologia sobre seus conhecimentos para o atendimento odontológico de hipertensos e diabéticos. Revista da ABENO. 2015; 15(4):19-28.

Pontanegra RSM, et al. Análise do conhecimento de graduandos em odontologia sobre o uso de anestésico local em pacientes com necessidades especiais. FOL /Unimep.2017; 27(1): 5-14.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281